Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Maria Tagarela

A Maria Tagarela

Sab | 11.06.22

Diário de uma Pendura - Dicas para viajar de forma confortável a pendura

Hoje quero deixar-vos umas dicas para viajarmos à pendura de forma confortável.

  • Usarmos equipamento correto

Tenho um bom capacete, calças, casaco, luvas e botas apropriadas, e em caso de chuva, levo sempre o fato de chuva. É um grande investimento sim, mas tudo na vida tem um dress code. No caso das viagens de moto, o motivo maior é a segurança. Termos os equipamentos específicos para viajarmos de moto faz toda a diferença.

Imagem7.png

  • Bom casaco com protecções adequadas

Convêm termos especial atenção com o casaco, pois protege os nossos braços e principalmente o nosso tórax. Existem muitas marcas no mercado com modelos lindos para nós mulheres, por exemplo: Alpinestars e BMW, TRY, Caparica Peles, etc. No meu caso comprei já dois na Caparica Peles mas o mais importante foi a protecção que faço questão de usar nas costas. 

ereplvur5xvu3jwsg3ew3zl25q3.png

  • Capacete articulado e no tamanho certo

Um capacete no tamanho certo é fundamental, tem que ser firme e confortável. O articulado para mim é a melhor opção, não preciso de o tirar de cada vez que quero falar (e vocês sabem bem como eu adoro falar...heheh). Além disso, consigo ver bem tudo a minha volta e é óptimo para quando quero  fotografar ou filmar com o telemóvel, falo tudo isso sem tirar o capacete, basta levantar a protecção do queixo. Contudo temos que ter o cuidado porque mesmo com este capacete, não devemos levantar a viseira com a mota a mais de 80 km/h, até porque a viseira protege-nos de qualquer mosquito ou objecto que poderá vir da estrada.

22298448_CRECZ.png

  • Gola ou baclava

Esta baclava ou lenço em forma de tubo é a salvação da mulher motociclista. É leve, fácil de lavar e secar, e ajuda a manter o nosso capacete limpo por dentro. Eu coloco-o pela cabeça e só deixo o rosto de fora. Quando levo a gola uso apenas nos pescoço de forma a cobrir os espaço deixado entre o casaco e o capacete e assim protejo a minha garganta. Quando paro muitas vezes uso-a como como tiara ou até mesmo como mascara.

IMG_20220420_183414_075 (1).jpg

  • Subir pelo lado esquerdo da moto

Sempre que eu quero subir ou descer da moto, aviso o piloto e aguardo a confirmação dele. Quando ele me autoriza subo e desço sempre pelo lado esquerdo, de forma subtil e delicada.

Um dos jeitos que funciona para mim , para descer, é levantar-me da moto, mantendo os pés nos pedias, apoiando as minhas mãos nos ombros do piloto, e contornando a perna dieta fletida para trás enquanto giro o meu corpo para direita no sentido dos ponteiros do relógio. Como se descesse um degrau, coloco o  meu pé direito no chão e depois retiro o pé esquerdo do pedal. Para subir uso o mesmo método.

IMG_20220220_214232_911 (1).jpg

  • Curvas

Tento sempre manter o meu corpo próximo ao dele, e seguir naturalmente o movimento do tórax dele, inclusive nas curvas. Nem pensem em "consertar" as curvas, pois podemos causar um acidente.

Outro pormenor é que enquanto estivou em cima da moto, evito mexer-me muito ou fazer movimentos bruscos. Evitem ficar "soltas" na moto, batendo com o vosso capacete no do piloto a cada travagem ou balançando para trás a qualquer aceleração. Nós temos uma Top Case que permite que eu vá encostada e isso da-me mais segurança, mas caso não tenham podem segurar-se com os dois braços na cintura dele ou na barra de trás da moto. 

Um dos truques que eu arranjei para viajar de forma confortável foi segurar-me na cintura do piloto nas acelerações e nos momentos de travagem segurar-me na barra de trás para não empurrar o piloto para frente.

IMG_20220415_213720.jpg

  •  Não durma

Parece piada, mas há quem durma quando vai a pendura. Nunca façam isso!

Eu nunca adormeci mas se vocês perceberem que estão a ficar sonolentas, avisem o piloto, por isso um dos acessórios que acho importante termos é os intercomunicadores (aqui os que nós adquirimos) . Quando eu sinto que preciso de parar para um café aviso o piloto, se for numa estrada com segurança aproveito para tirar fotos e até canto sozinha.

1200m-bts3-bluetooth-capacete-intercomunicador-BT-

  • Tire fotos

Em muitos momentos é possível fazermos boas fotografias com máquinas compactas ou máquinas de acção, e até mesmo com o telemóvel sem nos mexermos demasiado ou bruscamente. Quando não estivou a utilizar a máquina ou telemóvel guardo-os dentro dos bolsos do casaco.

IMG_20220421_145417 (1).jpg

  • Bolsos do Casaco

O uso varia conforme os hábitos de cada pessoa. Mas eu normalmente uso e abuso dos bolsos do casaco. Dentro deles tenho sempre guardado dinheiro, cartão de credito, chaves de casa e das malas e o telemovel de forma a estarem sempre à mão, principalmente nas nossas paragens. Enfim, com moderação, mas façam um bom uso dos bolsos dos vossos Casacos. 

  •  Frio ou calor 

A roupa que usamos por baixo do casaco é quase uma roupa invisível, pois durante uma viagem longa, a maioria das vezes vamos estar vestidas com o casaco. Porém, e pela minha experiência a roupa que usamos por baixo é fundamental para o nosso conforto.

Eu gosto de usar aquelas camisolas que se chamam "segunda pele" adequada a estação do ano, ou seja, inverno ou meia estação. Quando as viagens são mais curtas ou está mesmo imenso calor opto por usar t-shirts mais finas. 

  •  Bagagem, quanto menos, mais conforto

Não importa se a viagem durará uma semana ou um mês, não seria possível colocar na mota roupa diferente para todos os dias (aqui deixei já algumas dicas para preparamos a bagagem).

Deixo aqui a minha sugestão: óculos escuros, 5 camisolas entre segunda pele e t-shirts (conforme o tempo e a estação do ano), 5 pares de meias, 5 cuecas, 1 ou 2 calças, 1 calçado confortável e 1 pijama.  Os acessórios, como as echarpes, são fundamentais, pois com eles você muda o visual, usando as mesmas peças de roupas.

Reservo a top case para a máquina fotográfica, produtos de higiene pessoal, medicação, pequena mochila, carregadores, pc, comida, água, cadeado de disco, etc.

IMG_20220426_190248.jpg

  •  Aproveite

Agora a dica mais importante,  esforcem-se para aproveitar cada segundo e experimentarem este novo estilo de viajar. Deliciem-se com as paisagens e aproveitem como eu a chance de  poder fazer algumas das fotos mais marcantes da minha vida.

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.